FAQ Perguntas Frequentes

*O pagamento é antes ou depois do logo ficar pronto*
Por se tratar de uma encomenda de arte, e que demandará horas para o artista gráfico pesquisar, desenhar, e sobretudo atender as expectativas do cliente é necessário pagamento antecipado.

*Como são apresentadas as amostras?*
1º Amostra, fazemos outro briefing, ainda mais completo que este enviado através do Whatsapp, estudamos logotipos de concorrentes, inclusive fora do Brasil, para poder criar a primeira amostra de logotipo.
2º Amostra, é analisado a percepção do que foi feito na 1º amostra, em base disso aprimoramos.
3º Amostra, é a somatória de tudo que foi estudado, analisado e desenhado, geralmente é a que mais tem chances de ser aprovada pelo cliente.

Caso seja contratado mais amostras seguirá o mesmo conceito, quanto mais amostras melhor, pois dedicamos mais tempo para fazer a pesquisa e aperfeiçoar as artes do logotipo.


*O que é a extensão PNG?*
PNG: é um formato que retém mais qualidade que o JPG e GIF, ambos são formatos para serem usados na internet, por exemplo em um site, em uma postagem.


*O que são estes formatos oferecidos? Qual o importância deles?*
R: Quando se precisa imprimir um cartão de visita por exemplo, a gráfica irá pedir o CorelDRAW, para se criar um site o mais comum é o formato PNG, para se fazer um banner o PDF pode ser o mais utilizado, para se bordar uma camiseta o formato JPG. Enfim, quanto for reproduzir seu logotipo, em cada lugar irão pedir um formato. Quando fornecemos estas opções simplifica a reprodução.


*Os desenhos/artes são copiados do Google?*
R: Não, iniciamos os desenhos a lápis, são realizados por um designer de logo que criar as artes especificamente para cada empresa, cada desenho é único.


*O logotipo servirá para as redes sociais?*
R: Sim,


*Por que devo preencher o Briefing?*
R: Para entendermos melhor em que mercado está inserido e o que podemos fazer de melhor para o seu contexto.


*O que é Briefing?*
R: É um conjunto de perguntas sobre sua empresa, exemplo: quantos anos de atuação, quais seus produtos ou serviços, quem é o público alvo. A função do briefing é em poucas perguntas sabermos o que podemos fazer em termos de arte e assim conseguimos fazer um orçamento mais assertivo,  evitando erros, má interpretação, e frustrações com o orçamento e criação do logotipo.


*Por que é tão caro a criação de logotipo?*
R: Por que exige estudo, experiência do designer de logo. O logotipo é umas das principais peças de publicidade de uma empresa, se ele for mal feita todo o restante da comunicação também será. Além do mais é a marca que valoriza o negócio.


*Vocês estão em qual estado?*
R: São Paulo, capital, zona sul.


*Emitem Nota Fiscal?*
R: Sim.


*As criações são feitas por quem?*
R: Pelo designer de logotipo Bio (Fernando Gregório), alguns casos há a necessidade de um outro artista colaborador, pois abrimos portas aos alunos que fizeram o curso de criação de logotipo www.cursologotipo.com, porém sempre passam pela aprovação do designer Bio, bem como o aperfeiçoamento e pincelada final.


*E se eu não gostar da arte, terei que pagar?*
R: Quando se trabalha prestando serviços, o que é cobrado é o tempo do artista gráfico, por exemplo para se criar um logo gasta-se 20h de trabalho, para a realização da arte, também é necessário equipamentos, computadores, softwares, internet, impostos da empresa, fora a formação, cursos deste artista, etc.
Quando um artista tem a obrigação de criar um arte, precisa ser remunerado por isso, afinal de contas está sendo subordinado por alguém, e dedicando tempo para o mesmo.
Como já dizia o ditado, "cada um tem um gosto", para acertar o seu gosto, fazemos o briefing, e se faz necessário que o cliente descreva exatamente o que quer, afim do artista gráfico conseguir interpretar e fazer a criação, assim se minimiza as chances de não gostar da arte. Estúdios profissionais como é o caso da BioArtes www.bioartes.com.br atuam há mais de 20 anos criando antes, as chances de não gostar são minimizadas de acordo com as técnicas e experiência que possuímos.


*Caso nenhuma das opções seja escolhida. Como faremos?*
R: A comunicação entre cliente e o designer é fundamental, quanto mais expressar melhor. Exemplos de artes são bem vindos também, assim começamos a entender que tipo de arte o cliente quer.
1º Amostra, fazemos outro briefing, ainda mais completo que este enviado através do Whatsapp, estudamos logotipos de concorrentes, inclusive fora do Brasil, para poder criar a primeira amostra de logotipo.
2º Amostra, é analisado a percepção do que foi feito na 1º amostra, em base disso aprimoramos.
3º Amostra, é a somatória de tudo que foi estudado, analisado e desenhado, geralmente é a que mais tem chances de ser aprovada pelo cliente.
A caso realmente não não goste do que enviamos, iremos analisar direito o que aconteceu, e faremos uma proposta a nova amostra e ao número de artes que deseja.


*Qual garantia de resultado eu tenho?*
R: Podemos afirmar que nossa experiência pode ajudar com esta questão, poderá percorrer nossas  redes sociais, e pesquisar no Google para ver nossa reputação, obviamente nenhuma empresa consegue atender todos clientes da forma que juguem boa ou excelente, mas nos esforçamos muito na satisfação de cada um, mantemos uma média de insatisfação de apenas dois clientes por ano, o que é excelente, e se analisarmos por que não conseguimos atender estes dois clientes o que ocorre geralmente é que o cliente não sabia o que queria, e se ele não sabe o que quer, é quase impossível satisfazer, pois existe um milhão de opções de desenhos e cores.

Prestação de serviços é diferente de produtos, pois existe o fator "gosto", muitas vezes já fizemos trabalhos excepcionais, e o cliente por questões pessoais não aprovou.
A BioArtes sempre oferece o melhor, pois temos experiencia, mas nem sempre o cliente quer nossa opinião.


*Achei muito alto os preços, tenho orçamentos bem mais em conta*
R: Temos muitos concorrentes, cada um atende públicos específicos, a BioArtes se foca em um trabalho de excelência, e geralmente quem nos procura entende que tivemos que estudar muito, e praticar por muitos anos para chegar na qualidade que possuímos, respeitamos os preços praticados por nossos colegas, porém nos focamos mais em atendimento e excelência na criação das artes, e isso requer investimentos em cursos, equipamentos, impostos, tempo para execução etc.
Criação de arte, demanda tempo, reflexão, quanto mais tempo o designer de logo ficar fazendo a arte será melhor, quem faz muito barato infelizmente precisa fazer muitos logotipos, e cai a qualidade obviamente. Preferimos cobrar mais caro, e fazer um trabalho melhor e dar um atendimento em que o cliente se sinta satisfeito.

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo de caso, sobre criação de logotipo Rute Mauro Bem Casados e Co.