Por que a criação de logotipo é tão cara?


Algumas pessoas me perguntam por que a criação de logotipo é tão cara? E completam que alguns sites fazem isso GRÁTIS, e alguns cobram R$ 100,00 para fazer um.

A resposta é simples: O GRÁTIS ou "baratimm" pode sair muito caro! Pois é a cara de sua empresa que está em jogo!

O design gráfico é uma das formas mais baratas para se investir em uma empresa, basta comparar com a carteira assinada de um colaborador (empregado), ou um profissional de marketing, ou um consultor, verá que o custo ultrapassa o investimento em design gráfico.

A marca de uma empresa é um dos bens mais preciosos de uma organização, exemplo disso são marcas consagradas como a Coca-Cola a Apple etc. Será que eles fizeram em um site grátis ou profissionais "baratins"? Clientes mais exigentes costumam entender que por trás de um design de logo, existe alguém que entende de cores, formas, história da arte etc.

Designers gráficos existem muitos no mercado, mas DESIGNER de LOGOTIPO são raros no Brasil. A BioArtes se destaca por ter focado em design de logotipo! Hoje temos trabalhos espalhados pelo Brasil, Estados Unidos e Europa.

Sites com serviço de criação de logotipos gratuitos não dão suporte, bem como profissionais que cobram R$ 100,00 por logotipo sequer conseguem atender bem um cliente. 

Está aí o grande problema não se valoriza o profissional que fará o principal cartão de visita de sua empresa, para se fazer um logo é necessário estudar a empresa, seus produtos, entender seu DNA e analisar o conceito. Isso tudo é um estudo específico e leva tempo para se fazer.

O designer de logo com sua experiência/graduação começa a desenhar, projetar, pensa em cada tipo (fonte ou letra) e formas. Além de outras tantas etapas tão importantes para a construção de um logotipo profissional. Além da beleza do logo que é extremamente relevante, ele tem que ser FUNCIONAL, ao longo de muitos anos de experiência já tivemos casos em que os clientes não conseguiam sequer ler o que estava escrito no logotipo, ou seja, requisitos básicos que não eram atendidos.

Veja abaixo algumas dos requisitos básicos para se ter um logo funcional:
-ser legível;
-reflita o espirito da empresa;
-consiga ser reproduzido (logotipos com infinitos detalhes se torna impossíveis para bordar numa camiseta, por exemplo);
-possa ser aplicado em diferentes mídias como: cartão de visita, ícones de redes sociais e mesmo minúsculos serem legíveis.

Etc, etc, etc...

Design significa planejamento.

Um profissional graduado e com experiência tem seu VALOR, e por isso a criação de um logo é tão cara, pois exige muitos estudos, técnicas além disso a arte é indiscutível, um bom logo se torna uma obra, assim valorizando o seu negócio como um todo.

Fernando Gregório
designer de logotipo e profissional de marketing


Postagens mais visitadas deste blog

Estudo de caso, sobre criação de logotipo Rute Mauro Bem Casados e Co.